quarta-feira, 25 de maio de 2011

Paulistanos em ritmo lento

por Elma Rocha
foto: Web


A cidade brasileira que mais enfrenta problemas de trânsito é São Paulo. Já chegou a atingir índices de lentidão de 149 km em um dia. Dados da pesquisa IBOPE já revelaram que o tempo médio que os paulistanos levam em trajetos é de 02h43 minutos.

Congestionamento não é um mal que afeta somente o Brasil, este é um problema que abala as grandes metrópoles de outros continentes. Estudo feito pela empresa IBM Commuter, pesquisou os trânsitos mais caótico do mundo. Entre as cidades pesquisadas, as que foram consideradas com piores tráfegos foram: Pequim (China), Moscou (Rússia), Cidade do México (México) Nova Deli (Índia), Johanesburgo (África do Sul) e São Paulo (Brasil), que ficou em sexto lugar.

Os Paulistanos têm prejuízos por conta dos índices de lentidão, muitos acabam perdendo compromissos de trabalho, escola, e até mesmo pessoais, não consegue seguir horários agendados, alguns chegam a perder cerca de 6 horas diárias de deslocamentos de suas residências até o local de trabalho, é caso da analista de planejamento Silvia Ribeiro que reside no bairro Santo Amaro, zona sul, ela disponibiliza este tempo todos os dias para enfrentar o trânsito ”Perco cerca de 3 horas no trânsito, pois moro na zona sul e trabalho no Centro da cidade e na volta também perco mais 3 horas “.

A prefeitura da cidade propôs ações na área dos transportes. Foi estabelecidas metas para solucionar problemas de transporte, como a ampliação de velocidade dos ônibus em 15%, esta redução equivale à inclusão de 2.250 ônibus, que conseqüentemente reduzirá o tempo médio de viagem dos usuários, além disto, investirá dois bilhões em linhas de metrôs até 2012.

Um dos órgãos públicos que prestam assistência ao trânsito é a (CET) Companhia de Engenharia de Trafego, realiza todos os dias trabalhos de apoio aos motoristas e pedestres, com intuito de garantir segurança e circulação de veículos.

Os planos de ação tomados pelo órgão para melhorar o congestionamento é aprimorar todo o sistema viário: com a organização de fluxo dos veículos fretados para transporte privado de passageiros, disponibilizando garagens junto a intermodais para estacionamento de automóveis fora do centro para integrar o transporte coletivo de alta e média capacidade (metro, trens, e ônibus), incentivar o uso do transporte público em substituição ao automóvel e regulamentar as restrições de circulação de caminhões durante o dia na área conhecida como ZMRC (Zona máxima Restrição de circulação).

Para setores da saúde, turismo e segurança o órgão criou POC, (Programa de Orientação de Trânsito), que indica as rotas adequadas para macro deslocamentos, acessibilidade aos equipamentos de saúde, segurança e pontos turísticos.

Segundo a gerência de planejamento da CET o objetivo da Companhia é equilibrar as necessidades de mobilidade de pessoas e bens, sem afetar o fluxo de transportes prestadores de serviços dos mais diferentes setores.

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