terça-feira, 24 de maio de 2011

Aumenta risco de assalto no trânsito devido a congestionamentos em SP

por Tayana Konrath
 foto: Lucy Mello



O aumento constante da frota de veículos em São Paulo, estimada atualmente em 7 milhões de unidades, provoca congestionamentos quilométricos nas principais vias da cidade e facilitam a ação de criminosos. Segundo a Polícia Militar, a lentidão no trânsito está diretamente relacionada aos assaltos à motorista na capital. Os assaltantes costumam agir com motos ou até mesmo a pé. As vítimas são condutores de carros, caminhões, ônibus e motociclistas. Levantamento feito pela PM mostra quais são os 35 corredores de São Paulo onde o condutor corre mais risco de ser roubado.

O ano passado dez corredores tiveram crescimento no número de casos de roubo ao interior de veículos. Oito deles são avenidas: 23 de Maio; Nove de Julho; Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello; Brigadeiro Faria Lima; Corifeu de Azevedo Marques; Sapopemba; Aricanduva e Itaberaba. As ruas Guaicurus e Clélia também apresentaram junto acréscimo de assaltos a motoristas. A outra é a Estrada de Itapecerica.

Conselhos para evitar assaltos a automóveis

Ter segurança no trânsito não depende apenas de sorte, alguns cuidados são necessários para evitar o roubo do seu veículo, o primeiro cuidado é estar atento às redondezas antes de abrir o carro. Observe se não há pessoas suspeitas nas proximidades; Evite estacionar em locais escuros e desertos; Instale dispositivos antifurto em seu veículo.

Nos semáforos, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos. Já que dados nos mostram que os semáforos são os locais onde mais ocorrem assaltos na cidade de São Paulo, só no ano passado foram registrados mais de 4.314 casos.

Se for obrigado a estacionar na via pública, procure fazê-lo em locais movimentados e bem iluminados. Não deixe expostos quaisquer objetos que esteja transportando, trancando-os no porta-malas sempre que possível. Ao descer, certifique-se de que todas as portas estão efetivamente trancadas e não deixe vidros entreabertos.

Ao estacionar, bem como no momento em que retornar para apanhar o carro, esteja atento para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades. Nos estacionamentos e em estabelecimentos servidos por manobristas, ao entregar o veículo, procure identificá-los com segurança e exija comprovante em que constem as características de seu carro.

Jamais confie às chaves de seu carro aos chamados Tomadores de Conta ou a eventuais lavadores de automóveis, ainda que os conheça de vista. Há quadrilheiros que se valem de tais pessoas para obterem duplicatas das chaves, que depois servirão para furtar seu veículo.

Nunca permaneça no interior de um carro estacionado na via pública. Se isso for necessário, faça-o em local que permita sua ampla visão para todos os lados e esteja alerta à aproximação de estranhos. Não dê caronas a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos ou horas avançadas. No caso de lhe parecer pessoa acidentada avise a Polícia imediatamente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification