terça-feira, 17 de maio de 2011

Empresas usam redes sociais para contratação

por Lucy Mello
foto: Web


As redes sociais são um meio de se conectar a outras pessoas na internet.

Nelas os usuários publicam seus interesses, hobbies, profissões ou qualquer outra coisa que queiram compartilhar. A novidade agora é que elas estão sendo usadas também para procurar emprego. Segundo dados do IBOPE 80% dos usuários de internet, acessam as redes sociais. Aqui no Brasil as redes mais conhecidas são: Orkut, Facebook, Twitter, YouTube, Linked In e muitos outros.

Muitas empresas atualmente estão utilizando as redes sociais para selecionar funcionários. Quem participa de uma, é visto como pessoa atualizada e com certeza na hora de uma seleção está na frente de muitos que buscam boas vagas. É fato também que muita gente resiste ainda em ter seu nome estampado em uma rede social, por achar que vai ficar exposto e perder a privacidade.

Com o avanço da internet e a chegada das redes sociais, mudam as relações pessoais e a forma de trabalhar, por isso estar fora dessas mídias hoje, pode ser muito negativo para a carreira profissional. Mas o grande desafio está em escolher uma boa rede social para divulgar o seu trabalho. Guilherme Valadares, estrategista em mídias sociais, explica que pode ser qualquer rede, o que vai faz diferença é a postura como você se apresenta. Ele alerta para o perigo de fazer comentários polêmicos e postar fotos em reunião com amigos em uma bebedeira, por exemplo. O certo, ele orienta, é manter uma atitude séria, buscando sempre o bom censo. Ele diz ainda que talvez seja até melhor fazer um perfil mais voltado ao trabalho e outro para relacionamento com os amigos, mas ainda assim, o cuidado com o material apresentado deve permanecer, afinal de contas a empresa se interessa muito em analisar seu comportamento social nas redes.

Tem pessoas que já utilizam a bastante tempo as redes para divulgar seu trabalho, é o caso dos profissionais liberais e prestadores de serviço que precisam se promover o tempo todo para não serem esquecidos.

Pesquisa realizada pela ONG Market Analysis, em São Paulo revelou que 23% dos funcionários de empresas privadas atualmente trabalham diretamente de suas casas,confirmando uma tendência nas grandes cidades que é o home-office, ou traduzindo escritório em casa. Como esses municípios sofrem com a questão do planejamento urbano e do trânsito, essa já é vista como uma solução inteligente para diminuir a carga de estresse e aumento de produtividade com mais eficácia no trabalho.

As novas tecnologias fazem parte dos desafios que a cidade enfrenta no dia a dia e como é aí que as novidades chegam primeiro, a preocupação constante dos órgãos governamentais é oferecer atualização para a população, por meio de programas como o Acessa SP( projeto de inclusão digital do governo de São Paulo), afim de que todos possam se integrar e participar das diversas mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos tempos, de uma forma democrática.

Veja trecho da entrevista com o estrategista em mídias sociais, Guilherme Valadares.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification