sexta-feira, 6 de maio de 2011

Empresas buscam práticas sustentáveis

por Williana Lascaleia
foto: Juliana Lopes



Com os efeitos causados ao meio ambiente a população vem se preocupando muito mais nas ultimas décadas, com a reciclagem e em utilizar materiais que fazem uso do selo nacional e internacional que atestam a sustentabilidade dos empreendimentos.

Até mesmo a rede de fast food Mc Donald´s está se tornando uma empresa sustentável, além do vermelho da fachada que agora dá lugar ao verde, o óleo utilizado pelo restaurante agora é transformado em biodiesel. O primeiro restaurante verde, no Brasil, da rede está localizado em Bertioga, litoral de São Paulo.

Empresas de outros setores também buscam serem ambientalmente amigáveis, elas fazem reciclagem de papéis e não utilizam copos descartáveis, como é o caso da Prefeitura de Embu das Artes.

Os professores recebem durante o Seminário de Educação, que acontece anualmente, uma caneca de plástico que deve ser utilizada durante o ano em todas as reuniões, além de utilizar folha de sulfite reciclada para atividades do dia a dia em sala de aula.

Além destes pequenos gestos, algumas reformas garantem a redução do consumo de energia, de água e de materiais. O sistema de aquecimento solar e a compra de madeiras legalizadas são ótimas opções a favor do meio ambiente.

Muitas empresas pensam nos gastos de energia elétrica e se preocupam em produzir produtos que consomem menos. Segundo, Ivo Piotto da SMA, Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo, “o aumento da aquisição de materiais e equipamento em conformidade com o meio ambiente e a realização de boas práticas no setor da construção contribui para mudanças de hábitos e de valores” o que pode transformar e regularizar o mercado para que todos participem direta ou indiretamente da ajuda ao meio ambiente.

Quando se realiza uma construção sustentável o custo chega a ter 30% a mais do que o esperado de uma construção comum, mas entre 6 e 18 meses se tem o retorno financeiro. Nesse mesmo intervalo de tempo a emissão de gás carbônico é reduzida e o custo de energia elétrica também.

O Estado de São Paulo está implantando uma política de benefícios para quem faz construções sustentáveis e os estímulos fiscais é um destes benefícios. Já a Secretaria de Meio Ambiente irá implementar o Programa Estadual de Construção Civil Sustentável que irá divulgar diretrizes ambientais nos projetos contratados pelo setor publico.

Segundo a arquiteta e paisagista Camila Simhon, esse profissional, “por ser responsável pelo projeto dos espaços no meio urbano, o arquiteto possui um importante papel que vai muito mais além da especificação de materiais ecologicamente corretos, pois as conseqüências das decisões tomadas na elaboração dos projetos arquitetônicos estendem-se ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios.”

As ações do dia a dia são muito mais importantes do que um projeto esportivo, segundo David Douek, criador da primeira estação sustentável do mundo, já que eles são diários e os eventos esportivos, como a Copa de 2014, ajudam, na verdade, na exposição a nível nacional.

David, afirma que “É possível pensar em crescimento sustentável. A zona de influência dos eventos esportivos não é significativa se compararmos com o impacto das ações do dia-a-dia. A importância dos eventos esportivos passa a ser mais significativa pela exposição que terão a nível nacional.”

Ainda, falando sobre eventos esportivos o engenheiro Vagner Nascimento, da Interativa-   Empreendimentos Imobiliários, explica que o meio ambiente pode sofrer com as construções que serão realizadas para 2014, já que em alguns desses projetos “não existiu um planejamento para diminuição e desgaste das cidades. Já que muita das vezes está se visando o lucro”

São Paulo não tem nenhum projeto especifico para a diminuição dos danos causados pela construção civil, mas a nível nacional temos a linha de financiamento do BNDS, Banco Nacional de Desenvolvimento que financia o PROCOPA, que financia a construção, a reforma, a ampliação e modernização de hotéis que tenham certificação no Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem reconhecida por entidade de credenciamento acreditada dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

Só poderá obter as condições de financiamento do subprograma Hotel Sustentável depois que o cliente apresentar o certificado de eficiência energética ao BNDES.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification